Plano de Negócios e principais características

Para que serve? O plano de negócios serve para expor de forma realista a transformação de uma ideia num negócio sustentável e lucrativo.

O plano de negócios é uma ferramenta indispensável para prever, programar, e controlar uma sequência lógica de processos desde a ideia até ao negócio com sucesso.

Os principais objetivos de um plano de negócios são:

-Avaliar e testar a transposição de uma ideia para um negócio;

-Estudar a viabilidade da ideia, Implementar e ajustar estratégias; e

– Obter recursos financeiros que viabilizem o negócio e transmitir credibilidade e capacitar a equipa de gestão.

O plano de negócios deve ter presentes algumas características como, ser de fácil leitura, focado no essencial, pode ter várias versões (uma vez que vai ser lido por diversos tipos de pessoas), tem de ter uma apresentação cuidada e profissional incluindo índice e subtítulos, deve ainda conter uma abordagem focada no mercado alvo e na forma como o produto ou serviço vai ser recebido no mercado e como satisfazer as necessidades de potenciais clientes, contendo uma explicação dos fatores críticos de sucesso e ainda abordar os pontos fortes e as oportunidades do mercado e eventuais ameaças externas

Em resumo, o plano de negócios deverá ser simples, objetivo e realista, uma vez que se trata de uma ferramenta que vai acompanhar o nascimento de um negócio com base numa ideia, desde o momento zero até à colocação do produto e serviço no mercado. Mais, deverá ser versátil para ajustamentos eventuais que possam surgir no ciclo de vida da empresa.

Por tudo isto o Plano de Negócios não é apenas uma ferramenta inicial mas sim uma ferramenta a utilizar de forma contínua desde a angariação de financiadores até ao ciclo normal da nova empresa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.