O Continente Africano conta, hoje, com mais de 1,2 mil Milhões de habitantes, mas, segundo as projeções da ONU a população africana pode chegar a 2 mil Milhões.
Ora isto atesta que é o continente mais dinâmico tanto no plano do número de habitantes, quanto na sua diversidade de línguas e culturas.
Mas uma outra caraterística releva para efeitos de estudar o investimento: é o continente mais jovem do mundo. Estima-se que, 70% da população da África ocidental tem menos de 30 anos.
Esta juventude tem quer ficar capacitada, tem uma ânsia do saber e quer aprender! As empresas, especialmente portuguesas, pela sua diversidade de culturas estão, a meu ver mais bem preparadas para se aventurar nesse continente, já que, em Portugal, ainda vivemos em harmonia com todas as culturas, religiões e povos.
Hoje, o Continente Africano tem uma força de trabalho com a juventude que é preciso agarrar e capacitar.
Se as empresas que querem internacionalizar-se compreenderem que, capacitando os jovens locais dando-lhes as ferramentas necessárias, vão ter sucesso garantido no continente africano.
O apetite voraz de ir a África para não construir e deixar riqueza no país, acabou!
Internacionalizar em África hoje é criar valor ao país, através da capacitação dos jovens quadros e, acreditem, assim terão sucesso e serão bem recebidos em qualquer país de Africa como nós o temos sido!