A Era Digital e a advocacia

As sociedades de advogados estão a sofrer uma revolução e a transformar o seu quotidiano com novos conceitos como Machine Learning, Artificial Intelligence ou Datarooms.

A era digital na advocacia veio para ficar. Disso não temos dúvidas! E veio par ajudar a superar a barreira da distância, mas sobretudo a rapidez de processos e de comunicação.

No entanto, ao contrário do que se pensa não chegará o dia em que o «e-advogado» será uma realidade, pelo menos em Portugal.

Embora, todos falem na grande revolução da era digital e na transformação das empresas, no meu entender a advocacia sempre será uma atividade tradicional em que a confiança se faz entre pessoas e além de tudo a reputação, confiança, credibilidade são valores imutáveis até na era “do” digital.

No entanto, hoje, as ferramentas digitais ao serviço da advocacia têm que ser um valor-acrescentado, capazes de nos dar a capacidade de resolver e antecipar problemas e agilidade para definir uma estratégia para melhor servir o cliente.

Uma coisa é certa: as novas tecnologias revolucionaram o trabalho na sociedade de advogados e não podemos deixar de defender que a transformação digital veio ajudar a conectar clientes de outras áreas geográficas que numa outra época, seria impossível ou muito difícil.

A mudança já está feita, basta agora aproveitá-la para melhor servir os clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.